quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dicionários para administradores

DICIONÁRIO


"Para quem não conhece o significado de alguns termos usados no abrangente mundo dos administradores, ai vai um pequeno dicionário..."


ABSENTEÍSMO: É o grau de ausência de mão-de-obra empregada no trabalho.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: Técnicas e procedimentos utilizados pela administração de recursos humanos para avaliar o desempenho de uma pessoa no exercício de uma atividade, cargo ou função.

BENEFÍCIOS: Componentes da remuneração indireta dos colaboradores de uma empresa. No plano de benefícios estão: transporte, refeição, alimentação, plano de saúde, reembolsos, custeio de estudos, auxílio creche, seguro de vida, empréstimos, etc.

CARGO: É a posição organizacional de um agrupamento de funções. O cargo determina as tarefas desempenhadas por uma ou mais pessoas.

CARGOS E SALÁRIOS: É o subsistema de recursos humanos que atua na administração e controle das rotinas de cargos, salários e carreira.

CARREIRA: São roteiros pré-estabelecidos de posições funcionais, cargos e salários. Organizações que fazem planos de carreira programam o tempo limite para um sujeito permanecer em um determinado cargo, planejam o desenvolvimento de executivos, a promoção de funcionários, etc.

CEO: Chief Executiver Officer – Diretor Superintendente da Empresa – Controller  

CINCO S (5S) OU HOUSEKEEPING: Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina.             

CIPA: (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes): É o organismo criado na empresa por determinação legal, representando esta e os empregados, para fiscalizar o cumprimento das leis e normas relativas à prevenção de acidentes e atividades da medicina e segurança do trabalho. Em algumas empresas sua atuação é tão ampla que atua desde a orientação e execução de palestras voltadas ao treinamento de funcionários até a fiscalização de condições de higiene e meio ambiente.

COACH: facilitador; instrutor; entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa, etc.) que atue como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento, empresa, etc.).

COACHING: Treinamento, “desenvolvimento” Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional.

COGNIÇÃO: Ato ou ação de conhecer, aquisição de um conhecimento.

DESEMPENHO: Gama de comportamentos observados por um chefe. Geralmente trazem produtividade a empresa ou colaborador, é segundo o olhar deste ou mais observadores, interpretado como "desempenho". "M. teve um bom desempenho em suas metas".

DESLIGAMENTO: Rompimento de vínculo entre empregado - empregador. Pode ocorrer com ou sem justa causa, a depender da contingência e lei trabalhista vigente.

DINÂMICA DE GRUPO: Conjunto de metodologias e técnicas embasadas em viés teórico ou não para análise do comportamento de sujeitos em situações de grupo. Através de situações, estímulos são apresentados ou mediados pelo facilitador do grupo para evocar comportamentos dos membros. Em um segundo momento, tais comportamentos tornam-se passíveis de observação, mensuração, reflexão e análise. Alguns autores assemelham esta técnica a "jogos empresariais" devido à alta frequência de recursos lúdicos, principalmente quando a técnica é utilizada no subsistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

DOWNSIZING: Redução dos níveis hierárquicos em uma organização com o objetivo de aproximar os níveis operacionais da alta direção.

E-LEARNING: Abreviação de eletronic learning, treinamento em rede de computadores

EMPOWERMENT: Estabelecimento de autonomia e responsabilidade às pessoas na tomada de decisões e ações.

FEEDBACK: Metodologia de recursos humanos que objetiva dar ao colaborador um retorno sobre suas atividades, função, produtividade, modo de trabalhar, comportamentos, condutas, resultados, metas etc.

FOLLOW-UP: Acompanhamento de alguma coisa, atividade, tarefa, situação ou semelhante.

FONTES DE RECRUTAMENTO: São estratégias adotadas pelo subsistema de recrutamento e seleção com o objetivo de atrair candidatos a vagas de emprego, estágio ou semelhante. Geralmente, as fontes de recrutamento consiste em "parceiros" da organização, bem como: agências de emprego, escolas, sites de busca, panfletos, mídia, etc. O processo de recrutamento pode ser interno ou externo.

FULL-TIME: Período integral.

HOLÍSTICA: Vem do grego Halos, que significa todo ou inteiro.

INTEGRAÇÃO DE PESSOAL: Estratégia que objetiva incluir funcionários em suas funções e departamentos, promover integração entre sujeitos, estabelecer vínculos, políticas, regras, contextualizá-lo, apresentá-lo a um determinado sujeito ou grupo, etc.

INTRANET: são as páginas acessíveis apenas dentro de uma empresa.

JOB ROTATION: Rodízio de funções promovido pela empresa.

MBA: Master Business Administration

NETWORKING: - rede de relacionamentos.

OMBUDSMAN: Palavra de origem sueca que significa “o homem que representa os interesses” ouvidor, profissional que tem como missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa.

ON-THE-JOB: No dia a dia do Trabalho. Exemplo Treinamentos on the job. Utilizar a rotina, dentro das tarefas prática de um indivíduo. Sem retirá-lo da empresa para essa finalidade.

OUTPLACEMENT: Investimento de uma empresa na recolocação de ex-funcionário em outra organização.

OUTSOURCING - Trata-se de contratar uma empresa (terceirizar), para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de produzi-los internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica.

PDV: Programa de demissão voluntária

POLÍTICA DE PORTAS ABERTAS: uma oportunidade oficial que a organização dá ao funcionário de apelar aos executivos da empresa quando se sentir prejudicado pela chefia imediata.

REENGENHARIA: Método usado para reprojetar e reformar sistematicamente toda uma empresa, função e processo.

TEAM BUILDING: dinâmica de grupo em área externa, onde os participantes serão expostos a várias tarefas físicas desafiadoras, que são exemplos comparativos dos problemas do dia-a-dia da empresa. Tem como finalidade tornar uma equipe integrada.

TURNOVER: Palavra em inglês, que na tradução no âmbito de RH quer dizer: rotatividade; movimentação; giro; circulação de pessoal.

WORKAHOLIC: Viciado em trabalho.



Profª Alessandra Lomazini
http://www.faccamp.br/apoio/AlessandraLomazini/alessandra.htm

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