quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ABNT

O que é ABNT?

Fundada em 1940, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o Órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como Fórum Nacional de Normalização – ÚNICO – através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.
É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).

O que é Normalização

Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.

Certificação

É um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente da relação comercial com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou serviço que está em conformidade com os requisitos especificados. Estes requisitos podem ser: Nacionais, estrangeiros ou internacionais.

ABNT como Organismo de Certificação 

A ABNT é um Organismo Nacional que oferece credibilidade internacional. Todo nosso processo de certificação está estruturado em padrões internacionais, de acordo com ISO/IEC Guia 62/1997, e as auditorias são realizadas atendendo às normas ISO 10011 e 14011, garantindo um processo reconhecido e seguro. A ABNT conta ainda com um quadro de técnicos capacitados e treinados para realizar avaliações uniformes, garantindo maior rapidez e confiança nos certificados.

O Que são Normas Técnicas

Norma é o documento técnico que estabelece as regras e características mínimas que determinado produto, serviço ou processo deve cumprir., permitindo uma perfeita ordenação e a globalização dessas atividades ou produtos. As Normas são fatores vitais para que a evolução tecnológica nacional acompanhe com sucesso o processo de globalização mundial. Com as normas, é possivel trabalhar com um padrão tecnológico, pois elas permitem que haja consenso entre produtores, governo e consumidores. Isso facilita o intercâmbio comercial e aumenta a produtividade e as vendas não só no  mercado interno como também no mercado  externo, pois ficam eliminadas as barreiras técnicas criadas pela existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em  diferentes países.
As Normas Técnicas propiciam o correto suprimento das necessidades práticas dos produtores e consumidores e são fundamentais para a eliminação de desperdícios de tempo, matéria-prima e mão-de-obra, o que resulta em crescimento do mercado, melhoria da qualidade e redução de preços e custos, fatores que alimentam o ciclo motor do desenvolvimento social.
No Brasil, as atividades de Normalização precisam  ser intensificadas em rítmo acelerado, não só pelo crescente desenvolvimento do mercado, como para atender às exigências do Comitê Técnico OMC – Organização Mundial do Comércio. 

Como adquiri-las?

A solicitação pode ser feita através de nossos telefone, fax ou internet. O interessado, se precisar pode também solicitar proposta orçamentária que após autorizada pelo mesmo, é expedido um boleto bancário a ser pago nas agências dos CORREIOS, ou por depósito bancário nas agências do Banco do Brasil S/A. Em seguida mediante comprovante de pagamento, é feito o pedido à ABNT, e no prazo máximo em 5 (cinco) dias úteis é entregue ao interessado ou se preferir receber com mais urgência, temos  serviço de SEDEX, com um *acréscimo já estipulado.

Comitês Brasileiros


ABNT/CB01 - Mineração e Metalurgia
ABNT/CB02 - Construção Civil 
ABNT/CB03 -  Eletricidade
ABNT/CB04 - Máquinas e Equipamentos Mecânicos
ABNT/CB05 – Automotivo
ABNT/CB06 - Metrô – Ferroviário
ABNT/CB07 - Navios, Embarcações e Tecnologia Marítima
ABNT/CB08 - Aeronáutica e Espaço
ABNT/CB09 - Gases Combustíveis
ABNT/CB10 – Química
ABNT/CB11 - Couro e Calçados
ABNT/CB12 - Agricultura e Pecuária
ABNT/CB13 – Bebidas
ABNT/CB14 - Finanças, Bancos, Seguros, Comércio e Documentação
ABNT/CB15 – Mobiliário
ABNT/CB16 - Transporte e Tráfego
ABNT/CB17 - Têxteis e do Vestuário
ABNT/CB18 - Cimento, Concreto e Agregados
ABNT/CB19 – Refratários
ABNT/CB21 - Computadores e Processamento de Dados
ABNT/CB22 - Isolação Térmica e Imperbeablização
ABNT/CB23 -  Embalagem e Acondicionamento
ABNT/CB24 – Segurança contra Incêndio
ABNT/CB25 -  Qualidade
ABNT/CB26 – Odonto Médico Hospitalar
ABNT/CB28 – Siderurgia 
ABNT/CB29 – Celulose e Papel
ABNT/CB30 – Tecnologia Alimentar
ABNT/CB31 -  Madeiras
ABNT/CB32 – Equipamentos de Proteção Individual 
ABNT/CB33 – Joalheria, Gemas, Metais Preciosos e Bijouteria
ABNT/CB35 -  Alumínio
ABNT/CB36 – Análises Clínicas e Diagnósticos In Vitro
ABNT/CB37 – Vidros Planos
ABNT/CB38 – Gestão Ambiental
ABNT/CB39 – Implementos Rodoviários
ABNT/CB40 – Acessibilidade
ABNT/CB41 – Minérios de Ferro
ABNT/CB42 – Soldagem
ABNT/CB43 – Corrosão
ABNT/CB44 – Cobre
ABNT/CB45 – Pneus e Aros
ABNT/CB46 – Áreas Limpas e Controladas
ABNT/CB47 – Amianto Crisotila
ABNT/CB48 – Máquinas Rodoviárias
ABNT/CB49 – Óptica e Instrumentos Ópticos
ABNT/CB50 -Materiais, Equipamentos e Estruturas OFFSHORE  para a indústria do Petróleo e gás natural
Organismos de Normalização Setorial
ABNT/NOS 27 – Tecnologia Gráfica
ABNT/NOS 34 – Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário